quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Como é que se diz Tupperware em chinês?

Eu achava que era "Ta Bao" (que se lê "Ta Pao"), mas afinal não.

Provavelmente por as casas dos chineses serem muito pequenas e terem cozinhas também muito pequenas, é comum as pessoas trazerem comida para casa, em vez de cozinharem. Em todas as ruas residenciais há autênticos refeitórios por onde os chineses passam para trazer comida. Há de tudo, carnes com molhos estranhos, legumes (alguns que nunca tinha visto), peixe frito, peixe seco, pés de galinha, moelas.. tudo quanto é petisco para o apetite chinês. Estes "refeitórios" variam conforme a especialidade. Há uns onde a maioria dos pratos são Dim Sum (uma espécie de raviolis) das mais variadas espécies, outros onde as carnes assadas são a especialidade (identificados pela quantidade de aves assadas penduradas à entrada dos sítios). As sopas também se vendem na rua, geralmente em carrinhos pequenos.

Eu confesso que ainda não me atrevi a comprar em nenhum desses sítios. A comida está na rua, onde passam carros e motas a toda a hora, insectos por todo o lado.. ali ao ar, sujeita a todos os espirros (para ser simpática) e tenho receio que o meu estômago de princesa não aguente essa aventura.

Não é estranho, principalmente ao final do dia, cruzarmo-nos com pessoas que trazem a sua comida em caixinhas de plástico. E não há qualquer referência às famosas caixas de comida chinesa que vemos nos filmes.. eles cingem-se às vulgares caixas de plástico.. os tupperwares.

Para além disso, em todos os restaurantes, mesmo os mais finos, é normal dizer que queremos trazer o que sobrou. Mesmo quando não dizemos nada, eles assumem. Dizemos "Ta Bao" para eles colocarem numa caixinha de plástico.. num tupperware.

Daí eu ter assumido que "Ta Bao" era a forma simplificada de dizer tupperware.

Mas descobri ontem, quando vi o programa Portugueses pelo Mundo aqui em Macau que "Ta Bao" afinal quer dizer embrulho. Embrulhar para levar para casa.. mas num tupperware.. ;)

Esta fotografia não é minha, mas há um tasco aqui na rua que vende exactamente estas coisas.
by Vileinist

Espetadas de tudo, até de milho!
by CaliWitch
Os famosos grelhados, com a respectiva montra. 

Note to herself: tenho de perder a vergonha e passar a fotografar mais, e de forma mais descarada!!


Sem comentários:

Enviar um comentário