terça-feira, 11 de setembro de 2012

Em Macau não há courgettes...

...e eu aprendi isso da pior maneira.

Na maioria dos supermercados chineses não há secção de "frescos" com frutas e verduras. Aqui os mercados estão por toda a parte e por isso os chineses estão muito habituados à rotina de ir ao mercado pelo menos uma vez por dia. Tenho de ir tirar algumas fotografias ao "nosso" mercado para vos tentar explicar a aventura que é fazer compras lá.

Na nossa rua, para além do mercado, há pelo menos três supermercados chineses e várias bancas de fruta e verduras. É aí que faço as nossas compras.

Como não há muitos ocidentais por aqui, os chineses já me reconhecem e até cumprimentam com um ruidoso "Hello!!". Outras vezes gozam comigo por não saber os preços e por estar muito alta com os saltos.. ehehe

Esta semana, numa das vezes que fui às compras apontei para aquilo que me pareceu ser uma courgette e disse "one of those". Pesou, pôs num saco, paguei e vim para casa.

Foi quando cheguei a casa e fui tirar as compras do saco que percebi que afinal a minha courgette era outra coisa qualquer.. porque tinha pelo!!



Tive de ir pesquisar na internet para descobrir que tinha trazido para casa um Fuzzy Melon, uma mistura de pepino com melão.

Os chineses comem essas coisas na sopa ou numa espécie de refogado.

Como eu só gosto de pepino se estiver às roledas dentro de um copo de gin, ficou logo posta de parte a hipótese da princesa comer aquilo. Mas o fiel escudeiro quis experimentar, e diz que tem a consistência do melão, cheira a pepino, mas que não sabe a nada.

Vou ter de passar a andar com um livrinho com as imagens dos legumes chineses para saber o que estou a trazer para casa!! :)


2 comentários:

  1. Olá
    Descobri o seu blog por mero acaso.... Nao consegui deixar de o ler de uma ponta a outra!
    Estou em Macau a um mês, e aqui estarei até Agosto... Pelo menos é o que esperamos!
    O meu marido veio em trabalho, eu e os miúdos viemos fazer-lhe companhia :)
    Escrevo por causa das courgettes... Consegui encontrar num supermercado aqui em taipa , caso pretenda da próxima vez tiro uma foto a etiqueta para procurar em Macau, isto caso ainda não tenha encontrado ...
    Cumprimentos
    Renata

    ResponderEliminar
  2. Olá Renata.
    Foi uma agradável surpresa descobrir que há leitores de Macau, até porque o Blog foi apenas criado para manter a família e amigos ao corrente desta aventura que foi mudar para o outro lado do mundo.
    Esta terra consegue ser um bocadinho angustiante (principalmente nestas semanas em que chove torrencialmente todos os dias), e às vezes as coisas mais simples conseguem tornar-me um desafio! Exactamente como foi a questão da compra de legumes. Eu já estou mais ou menos integrada no dia a dia, por isso, se precisar de alguma dica ou alguma ajuda, diga-me. Terei todo o gosto em (tentar) ajudar.
    Em relação às famigeradas courgettes, os meus amigos dizem-me que "Jade Melon" é a mesma coisa e que se encontra disponível na maioria dos supermercados, mas eu já comprei para experimentar e não é a mesma coisa. Por isso, sim, se me puder enviar a etiqueta, eu faço mais uma tentativa!
    Será mais fácil através do meu email, por isso aqui fica martavazsilva@gmail.com
    Muito Obrigada,
    Marta

    ResponderEliminar