quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Os fantasmas também têm fome

Nos últimos dias quem passeia por Macau (principalmente no final do dia), depara-se com um cenário peculiar. E isso deve-se ao Hungry Ghost Festival, o Festival dos Fantasmas Famintos. Esta é uma festividade que acontece no 7º mês do calendário chinês ou calendário lunar (aproximadamente o nosso mês de Agosto), uma altura do ano em que os chineses acreditam que as portas do Outro Mundo estão abertas e os espíritos (os maus) estão autorizados a circular livremente.

E porquê o cenário peculiar? É que os espíritos, agora que estão livres, acordam com fome e com vontade de se divertir atormentando os vivos. Por isso são preparadas oferendas de comida e vários objectos pessoais, que são posteriormente queimados em frente às casas para satisfazer os falecidos. Os chineses queimam diferentes tipos de papéis que simbolizam riqueza e roupa e queimam outros papéis com rezas. E eu também já vi à venda objectos pessoais feitos de papel (telemóveis, camisas, malas de marca, sapatos, iPads.. coisas que poderão fazer falta aos espíritos.. eheh), mas esses nunca vi a serem queimados.

Segundo a crença popular, estes são os "espíritos desamparados" cujas mortes são consideradas violentas e acidentais, não tiveram um funeral adequado e não têm descendentes que lhes possam prestar culto. Com as oferendas eles têm oportunidade para acalmar, e com o incenso são ajudados pelo fumo a subir mais rapidamente para o céu.

E minha explicação é muito simplista, mas já dá para fazer um enquadramento.

Apesar de muitas das tradições e superstições terem sido banidas porque os comunistas as consideravam símbolos da China feudal, em Macau ainda é possível assistir a estas celebrações. No nosso bairro, ao longo da rua, multiplicam-se as velhotas incendiárias.

O fiel escudeiro, sempre preocupado comigo, acha que eu não devo tirar fotografias quando os vizinhos estão entretidos a queimar os papeis e a rezar. Das duas uma, ou acha que os chineses me lançam um mau olhado, ou acha que trago um espírito mau enclausurado na máquina!!

As fotos são de pesquisas na internet, mas nem por isso menos verdadeiras. Garanto-vos que é precisamente assim.

Estes são os papéis de 7 cores que simbolizam roupas, dinheiro e lingotes de ouro
que os chineses queimam dentro de recipientes de metal, ou directamente no passeio
As oferendas
Mais oferendas



Sem comentários:

Enviar um comentário