terça-feira, 21 de agosto de 2012

A indústria de casamentos em Macau

Nas primeiras semanas em que estive em Macau, como uma verdadeira turista munida da minha máquina fotográfica e do meu guia, percorri quase todos os locais históricos. Os pontos turísticos que faltavam devem-se à fraca capacidade de orientação.. mesmo com um mapa eu nem sempre encontro o destino.

Uma coisa que foi sempre uma constante nesses passeios foi a quantidade de noivos que andam pela cidade a fazer sessões fotográficas. E se no início ficava surpreendida, ao fim de umas semanas percebi que é vulgar cruzarmo-nos com estes cenários.



Os chineses adaptaram a cerimónia tradicional do casamento, para ficarem com algumas características dos nossos casamentos "ocidentais".

Basicamente, para além da cerimónia tradicional, com os vestidos vermelhos, os rituais dos presentes e tradições que pretendem trazer prosperidade e boa sorte para o casal, eles acumularam uma cerimónia ocidental.

Por exemplo, todos os casamentos envolvem uma sessão fotográfica profissional que é feita alguns meses antes da cerimónia. Chamam-lhe "Pre-Wedding". Usam vestidos de casamento "ocidentais" e muitas vezes viajam para o estrangeiro para estas fotografias. Uma espécie de viagem de lua de mel antecipada.. eheh

Macau é um destino de eleição não só para os casais locais, mas também para casais de Hong Kong, e por isso é que é tão comum tropeçarmos nestas sessões fotográficas.

Vale a pena fazer uma pesquisa no Google para ver o resultado de algumas destas sessão.. são uns artistas!!

















E quando eu falo em "vestidos ocidentais" não quero dizer necessariamente vestidos brancos. Percebi isso quando vi algumas lojas de noivas.

















Mas eu gostava de poder assistir a um casamento tradicional chinês, com todos os rituais que lhe são inerentes. Podem ler sobre a cerimónia e as preparações simbólicas aqui. A avaliar pelas montras das lojas dos vestidos tradicionais, só não sei qual será o dress code para os convidados.


























Aqui a indústria dos casamentos é elevada para uma nova dimensão! Não há falta de noivos, há mercado suficiente para justificar várias "Expo Noivos" ao longo do ano e a avaliar pela população chinesa, não vão faltar clientes.



Sem comentários:

Enviar um comentário