terça-feira, 13 de dezembro de 2016

O que fazer para o almoço?

O palácio onde mora a Princesa e o Fiel Escudeiro fica num bairro tradicional chinês. Prédios mais pequenos, muito incenso a arder à porta de todas as casas, novelas chinesas a tocar bem alto nas televisões.. e vizinhos chineses. Somos os únicos ocidentais do prédio.

Se muitos dos vizinhos nem sequem cumprimentam quando se cruzam connosco, a nossa vizinha do lado adora conversar connosco quando nos vê. Ela farta-se de falar.. é expressiva e bem disposta. O problema é que fala connosco em chinês!

Obviamente não percebemos nada do que ela diz, à excepção da palavra "almoço". Sempre que me vê diz "Lunch!", enquanto gesticula com a mão exemplificando o acto de comer. Manhã, tarde, noite.. sempre a mesma palavra. Lunch! Dita com muito autoridade. Como quem nos conhece bem e sabe que os nossos dias giram à volta da vontade de saciar a fome.

Respondo-lhe sempre com simpatia que sim.. vou sempre almoçar! :)

Estes encontros são sempre curtos, por isso não há tempo para silêncios incómodos ou monólogos em chinês demasiado longos.

Acontece que hoje ela me encontrou na rua. Enquanto eu esperava pelo autocarro para.. lá está... ir a casa almoçar. E o tempo de espera e o percurso ainda demoram uns 15 minutos.

15 minutos preenchidos com apenas uma palavra. Lunch! Bem alto e muito gesticulado.

É tão simpática a nossa vizinha. Tenho muita vontade de a convidar para almoçar connosco.



Sem comentários:

Enviar um comentário