segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O que foi, já não volta a ser..

Recentemente li um artigo de uma Blogger americana sobre a sua experiência após uma longa estadia na China (pode ser lido aqui).

Ela relata 20 coisas cuja percepção mudou após esta sua aventura. A Princesa identifica-se com a maioria delas e na sua estadia em Portugal pôde comprovar que muitas das coisas que vê em Macau, que já acha banais, são uma surpresa para os restantes.

Aqui fica a minha lista:

1 - Água quente? Sempre! Para acompanhar refeições, beber durante o dia, sempre que se pode. Dizem que faz bem ao estômago, que acelera a digestão... não sei, mas já adoptei esta regra.



2 - Por sua vez, água quente para lavar a roupa? Isso é coisa de ocidentais. Em Macau o império é das máquinas de lavar japonesas... que lavam a frio!



3 - Na China é muito importante a frescura dos alimentos! Por isso não é de estranhar ver um peixe dentro de um saquinho plástico ainda a "esbracejar". É que em todos os mercados todos os peixes e marisco estão vivos (e as aves também, mas a Princesa não frequenta essa área do mercado.. cheira muuuuito mal).



4 - Parar para comer é sobrevalorizado! Chinês que é Chinês come seja o que for em andamento, com molho, com palitos gigantes para espetar na comida, sopa.. seja o que for. Sinais de perigo com esses palitos gigantes são comuns nas ruas de Macau.



5 - Guardanapos? Já não sei o que é! Venha de lá o rolo de papel higiénico que também serve. Pratos? Talheres? Toalha de mesa? Se vier uma tacinha, uns pauzinho e se a mesa estiver revestida a plástico descartável após a refeição também é válido.



6 - Once a Kid, always a Kid. Porquê abandonar o SpongeBob, o Buzz Lightyear ou o Mickey se podemos ter as nossas personagens favoritas a acompanhar-nos ao longo da vida. Seja em roupas ou peluches, Chinês que é Chinês usa com orgulho as suas roupas de criança em corpo de adulto.



7 - Se está doente ou receia ficar doente, o Chinês usa máscara na cara. Se outra pessoa espirra ou tosse no autocarro pode sentir os olhares dos restantes... devem pensar que somos muito pouco civilizados!



8 - Para acumular líquidos temos os desumidificadores.. e o resto do corpo para fazer retenção. Quando o Chinês sente necessidade de cuspir o excesso, não há regras de bom comportamento que se apliquem. Melhor ainda é distinguir que o chinês fino vai cuspir para o cinzeiro de hotel mais reluzente, e que o comum dos chineses usa os passeios ou as ruas.



9 - Espaço é um luxo! Nos transportes públicos, nas casas, nos passeios!



10 - Num elevador onde cabem 20 chineses, cabe sempre mais um.... ou dois!



11 - Há 4 maneiras diferentes de pronunciar uma palavra em Mandarim e 9 maneiras diferentes de o fazer em Cantonense. Uso todas essas acentuações para tentar explicar a minha morada aos taxistas.. e raramente acerto à primeira!

12 - Quem vier à China e não tiver de fazer pose para uma câmara fotográfica de chineses é um ovo podre! As nossas caras são o souvenir perfeito para os registos fotográficos de qualquer chinês que nunca vimos, e que nem voltaremos a ver na vida.

13 - "This is Macau" justifica qualquer coisa! "Mas isso é ilegal?" Não, this is Macau! "

14 - Quando alguma coisa não pode ser feita ou nos respondem que é impossível realizar determinada tarefa, geralmente que dizer que as pessoas simplesmente não o querem fazer. Em caso de dúvida, aplicar a expressão "This is Macau!"

15 - Confrontos ou discussões são coisas de criança! Chinês que é chinês vence-nos pelo cansaço!

16 - Se o seu animal de estimação não tiver tantas roupinhas e sapatinhos como os seus filhos, então algo não está na família! Passear um cão ao colo, num carrinho de bebé ou dentro de uma mala especial faz parte do nosso dia a dia.



17 - Fazer filas é claramente uma coisa de ocidentais! Seja numa repartição das finanças, numa loja ou no elevador, qualquer chinês desconhece a regras de "quem chegou primeiro, deve ser atendido primeiro". Em vez disso usamos a regra "salve-se quem puder!"



18 - Passadeiras? O que é isso? No Oriente a ansiedade é tanta que esperar pelo sinal verde para os peões é coisa para gerar uma úlcera. Se nessa fracção de segundo não há carros... Jerónimo!! Aí vou eeeeu!



19- Uma grande polémica em Macau é a lei anti tabaco. Chinês gosta de fumar em todo o lado. Elevadores a abarrotar, restaurantes, parques, mesas de jogo... em reuniões de trabalho feitas em escritório sem janelas ou ventilação. E nesta última falo por experiência! Isto é fumar apenas em lugares autorizados é coisa de pobre. Em caso de dúvida, aplicar a expressão "Tudo tem um preço".



20 - Tudo em um preço. Todas as pessoas têm um preço!







Sem comentários:

Enviar um comentário