segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O que foi, já não volta a ser..

Recentemente li um artigo de uma Blogger americana sobre a sua experiência após uma longa estadia na China (pode ser lido aqui).

Ela relata 20 coisas cuja percepção mudou após esta sua aventura. A Princesa identifica-se com a maioria delas e na sua estadia em Portugal pôde comprovar que muitas das coisas que vê em Macau, que já acha banais, são uma surpresa para os restantes.

Aqui fica a minha lista:

1 - Água quente? Sempre! Para acompanhar refeições, beber durante o dia, sempre que se pode. Dizem que faz bem ao estômago, que acelera a digestão... não sei, mas já adoptei esta regra.



2 - Por sua vez, água quente para lavar a roupa? Isso é coisa de ocidentais. Em Macau o império é das máquinas de lavar japonesas... que lavam a frio!



3 - Na China é muito importante a frescura dos alimentos! Por isso não é de estranhar ver um peixe dentro de um saquinho plástico ainda a "esbracejar". É que em todos os mercados todos os peixes e marisco estão vivos (e as aves também, mas a Princesa não frequenta essa área do mercado.. cheira muuuuito mal).



4 - Parar para comer é sobrevalorizado! Chinês que é Chinês come seja o que for em andamento, com molho, com palitos gigantes para espetar na comida, sopa.. seja o que for. Sinais de perigo com esses palitos gigantes são comuns nas ruas de Macau.



5 - Guardanapos? Já não sei o que é! Venha de lá o rolo de papel higiénico que também serve. Pratos? Talheres? Toalha de mesa? Se vier uma tacinha, uns pauzinho e se a mesa estiver revestida a plástico descartável após a refeição também é válido.



6 - Once a Kid, always a Kid. Porquê abandonar o SpongeBob, o Buzz Lightyear ou o Mickey se podemos ter as nossas personagens favoritas a acompanhar-nos ao longo da vida. Seja em roupas ou peluches, Chinês que é Chinês usa com orgulho as suas roupas de criança em corpo de adulto.



7 - Se está doente ou receia ficar doente, o Chinês usa máscara na cara. Se outra pessoa espirra ou tosse no autocarro pode sentir os olhares dos restantes... devem pensar que somos muito pouco civilizados!



8 - Para acumular líquidos temos os desumidificadores.. e o resto do corpo para fazer retenção. Quando o Chinês sente necessidade de cuspir o excesso, não há regras de bom comportamento que se apliquem. Melhor ainda é distinguir que o chinês fino vai cuspir para o cinzeiro de hotel mais reluzente, e que o comum dos chineses usa os passeios ou as ruas.



9 - Espaço é um luxo! Nos transportes públicos, nas casas, nos passeios!



10 - Num elevador onde cabem 20 chineses, cabe sempre mais um.... ou dois!



11 - Há 4 maneiras diferentes de pronunciar uma palavra em Mandarim e 9 maneiras diferentes de o fazer em Cantonense. Uso todas essas acentuações para tentar explicar a minha morada aos taxistas.. e raramente acerto à primeira!

12 - Quem vier à China e não tiver de fazer pose para uma câmara fotográfica de chineses é um ovo podre! As nossas caras são o souvenir perfeito para os registos fotográficos de qualquer chinês que nunca vimos, e que nem voltaremos a ver na vida.

13 - "This is Macau" justifica qualquer coisa! "Mas isso é ilegal?" Não, this is Macau! "

14 - Quando alguma coisa não pode ser feita ou nos respondem que é impossível realizar determinada tarefa, geralmente que dizer que as pessoas simplesmente não o querem fazer. Em caso de dúvida, aplicar a expressão "This is Macau!"

15 - Confrontos ou discussões são coisas de criança! Chinês que é chinês vence-nos pelo cansaço!

16 - Se o seu animal de estimação não tiver tantas roupinhas e sapatinhos como os seus filhos, então algo não está na família! Passear um cão ao colo, num carrinho de bebé ou dentro de uma mala especial faz parte do nosso dia a dia.



17 - Fazer filas é claramente uma coisa de ocidentais! Seja numa repartição das finanças, numa loja ou no elevador, qualquer chinês desconhece a regras de "quem chegou primeiro, deve ser atendido primeiro". Em vez disso usamos a regra "salve-se quem puder!"



18 - Passadeiras? O que é isso? No Oriente a ansiedade é tanta que esperar pelo sinal verde para os peões é coisa para gerar uma úlcera. Se nessa fracção de segundo não há carros... Jerónimo!! Aí vou eeeeu!



19- Uma grande polémica em Macau é a lei anti tabaco. Chinês gosta de fumar em todo o lado. Elevadores a abarrotar, restaurantes, parques, mesas de jogo... em reuniões de trabalho feitas em escritório sem janelas ou ventilação. E nesta última falo por experiência! Isto é fumar apenas em lugares autorizados é coisa de pobre. Em caso de dúvida, aplicar a expressão "Tudo tem um preço".



20 - Tudo em um preço. Todas as pessoas têm um preço!







sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Movie Premiere "From Vegas to Macau"

Quem diria que a Princesa iria passar o serão esperando por Chow Yun Fat? O actor nascido em Hong Kong que protagoniza o filme "O Tigre e o Dragão" veio a Macau para a premiere do seu mais recente filme "From Vegas to Macau".

Com algumas cenas gravadas no casino Venetian de Macau, e com participações especiais de VIP aqui do sítio.



Com o meu "Media Pass", pouco habituada a estas andanças, achei que teria acesso a todas as áreas do evento.. e avancei destemida com os meus colegas para a área de cocktail. Foi já depois de vários canapés (e alguns copos de vinho) que percebi que estávamos numa área VIP não autorizada.
Escondi o mais discretamente possível o meu "Media Pass" que afinal só dava acesso a uma pequena parte da passadeira vermelha e assumi toda a nobreza que me assiste para ficar lá... no meio dos VIP's!

Não houve fotos com os artistas, mas a Princesa adora eventos sociais.. e esteve a dois metros do Chow Yun Fat, a acenar e a tirar fotos.. O seu blazer de veludo azul e os seu sorriso colgate foram o ponto alto da semana.




segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Grão a Grão - 1

Recentemente a Princesa adquiriu uma nova aplicação para o seu fiel amigo, o seu precioso iPhone, para desenvolver um bocadinho melhor o seu vocabulário em cantonense. Uma língua dos diabos cheia de tons, com mais de 3.000 caracteres!

Todos os dias o meu fiel amigo me oferece uma nova palavra.

Claramente preciso de ajuda porque para além de pedir a conta, pauzinhos e um ou outro palavrão, não há muito mais coisas que consiga dizer. Preciso de mais para sobreviver.

Não me parece que consiga decorar uma palavra por dia, mas tenho de começar por algum lado, e este é a primeira da muitas (ou pelo menos assim espero).

Palavra do dia: 係咪免費?

"Hai Mei Min Fai?" significa "É gratuito?"

Quando sair do trabalho estou a pensar ir aos saldos, passar na Zara e dizer "Hai Mei Min Fai?" para ver se resulta!

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Parabéns ao Fiel Escudeiro

O que seria desta Princesa sem o seu Fiel Escudeiro? 

Qual herói de guerra, com qualquer arma ao seu dispor extermina a mais resistente das baratas. Mesmo as albinas! Só as aranhas o fazem vacilar, mas eu finjo que acredito na versão "ah e tal , dá azar matar aranhas".

E quem o vir munido de um ferro de engomar vai achar que esse instrumento é um prolongamento do seu braço. Não para passar a roupa ferro, mas para regar as plantas. Que ninguém o acuse de falta de versatilidade.

A simetria com que ele arruma os lençóis geometricamente dobrados sobre o edredão faz com que pareçam ter sido arrumados com régua e esquadro.

E ninguém empilha roupa no chão como o Fiel Escudeiro. Para facilitar a separação dos "brancos", entenda-se! Tudo para facilitar a vida a quem vier a seguir lavar a roupa.

Tão corajoso, afirma a sua masculinidade recusando luvas de borracha para proteger as mão em qualquer tarefa diária, atirando-se às panelas sujas como se a sua vida dependesse disso.

Sempre que carregas as garrafas de água mineral para casa ou matas alguma barata que ousa atacar o nosso reino tornas o meu dia um bocadinho mais especial. 

Parabéns pelo aniversário e quando vieres para casa tráz leite! E não te esqueças de ir à lavandaria!

Ass. Princesa





sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Back to business

Depois de 20 dias e alguns quilos a mais, chegou o regresso a Macau. Foram umas óptimas férias cheias de comidinha, mimos, família, amigos e mais crianças do que eu conhecia quando viajei para Macau.

Chegar a Portugal e ver os amigos com quem não estava há mais de um ano e meio e sentir que quase não tinha passado tempo nenhum, poder retomar as conversas como se ainda na semana passada tivéssemos estado todos juntos, derreteu o coração desta emigrante.

Isso e andar com a criançada ao colo. Pelo menos aqueles que se deixavam agarrar!

Sentir que há amizades que resistem a 10.000 kms de distância dá um novo sentido a esta experiência internacional.

Fiz a marginal até Cascais mais vezes do que o necessário, aproveitei as esplanadas (mesmo com frio), fui passear para a Baixa de Lisboa, vi as iluminações de Natal, comi o meu peso em torradas.. e bolas de berlim.. e palmiers cobertos.. e requeijão.. e queijinhos frescos.. e queijadas, fiquei presa no trânsito da A5, fui ao CascaiShopping do meu coração, fiz compras na Baixa de Cascais, fui ao Guincho e ia sendo levada pelo vento, voltei ao Guincho só para voltar a ver o mar, vi nevar, fui a Varge e vi os caretos, dancei um bailarico, adormeci à lareira, adormeci no sofá a ver televisão...

Não tive tempo de estar com todas as pessoas que gostaria e o tempo não foi suficiente para matar saudades da família, mas consegui organizar a agenda diária para estar com o máximo de pessoas possível.

Adorei contar todas as histórias de Macau e as aventuras de uma ocidental na China, com todos os detalhes do dia-a-dia que já nos parecem vulgares mas que aos olhos de alguém que mora em Portugal são no mínimo exóticos!

Mas agora que estou de volta a adaptação está a ser lenta. Não é tão difícil como os primeiros dias nesta terra, mas vai demorar a conseguir voltar a aceitar a distância. A Princesa está a viver uma depressão pós-férias.

A pergunta que todos fizeram e que não soube responder.. "quando pensam voltar" ainda está sem resposta. Para já a Princesa e o Fiel Escudeiro vivem com planos a curto-prazo. Por cá ficaremos enquanto o todo-poderoso-Governo-de-Macau nos deixar.