quinta-feira, 30 de maio de 2013

Princesa à espera do 7!! (parte 2)

No final de mais um dia de trabalho, a princesa espera pela carruagem que a transporta até casa. Escolheu o melhor local, afastada do grupo de chineses impacientes (que na verdade é o seu estado normal!) que se amontoam perto da paragem.

Alheada do que se passava à sua volta, não se apercebeu de duas pessoas ocidentais que se aproximavam.

À primeira abordagem não percebeu o que se iria passar com esta conversa:

Senhora ocidental: Oi, tudo bêm? Você fala portuguêis?

Princesa, assumindo que eram dois turistas a precisar de ajuda: Sim, falo português.

Senhora ocidental, apresenta-se.. apresenta o seu marido e pergunta: Está tudo bêm?

Princesa, ainda a pensar que eram turistas: Sim, tudo óptimo.

Senhora ocidental: Você tem visto as notícias?

Princesa, começa a duvidar da abordagem dos turistas: Sim, tenho visto as notícias...

Senhora ocidental: O Japão, a Coreia.. aquele caso da senhora da China que deitou fora uma criança.. o mundo não está bem...

Princesa, incrédula: Pois é.. o mundo... não está bem...

Senhora ocidental: Você acha que o mundo tem salvação?

Princesa, olha ansiosa para o autocarro, que nunca mais chega: Sim, claro que sim.

Senhora Ocidental: Tem a certeza?

Princesa, entra no jogo: Sim, claro. No fim tudo acaba bem. Isto melhora.

Senhora Ocidental, retira aquilo que parecia ser uma carteira da mala: Podemos ler juntas uma escritura? A palavra de Deus!

Princesa, olha ansiosa para o autocarro, que nunca mais chega: ...............

Senhora Ocidental: Vou ler para você então.


E avançou destemida para a leitura de uma passagem que dizia qualquer coisa como "o mundo será dos justos" ou "tudo está bem quando acaba bem". Não querendo ser herege, na verdade estava tão incrédula com a abordagem desta senhora que nem fixei nada do que ela estava a dizer. Além de que o marido dela olhava para nós, com a sua camisa apertada no colarinho, inclinado para a frente, com o olhar fixo no infinito enquanto segurava outra bíblia, que entretanto se havia materializado nas suas mãos.


Princesa, continua a olhar ansiosa para o autocarro, que nunca mais chega: ................


E seguiu-se aquele teatro em que ela tenta dar-me uns panfletos para ler em casa, e eu digo que não quero. E ela insiste, e eu agradeço, mas continuo a não querer.


Senhora ocidental: Gostava muito que nos pudéssemos encontrar para lermos juntas.

Princesa, sem palavras: ...........



A princesa não foi desagradável, mas despachou a senhora demasiado simpática e o seu marido de olhar demasiado fixo, e ficou a vê-los afastarem-se de mão dada.



2 comentários:

  1. Até ai? Bemmmm! Acontece-te com cada coisa....
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ehehe.. o mais engraçado é que eu estava tão distraída que nem percebi o que estava a acontecer. Eu geralmente ando mais atenta, mas desta vez fui bem apanhada.

      Há uns meses pela manhã foram tocar à campainha lá de casa para perguntar "Are you a christian?" e também me queriam ler qualquer coisa.. mas foi mais fácil de resolver "oh minha senhora, eu tenho de ir trabalhar, e o Senhor não quer que eu chegue atrasada"!! eheheh

      Os portugueses deixaram a sua marca não só na calçada portuguesa, mas principalmente através de religião. Há uma comunidade mto grande de católicos, e muitos deles chineses.

      Eliminar