E não é que os chineses são maluquinhos pelo dia dos namorados?! Olha que surpresa!! Deve ser por eles adorarem coisinhas fofinhas e pirosas cheias de corações e lacinhos e ursinhos e coisas felpudas e com brilhantes ou bonequinhos pequeninos como eles, super fofinhos para por nos carrinhos e nas secretáriazinhas...
E vejam só o q eu ganhei...
Cortesia da chinesa simpática (tem dias) que trabalha cá no escritório :)
Estava mesmo bom, durou cerca de 30 segundos a desaparecer!!
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
Uma das vantagens de morar na China..
... é não ter de gramar com o Carnaval!!
Os homens vestidos de mulher com aquelas pernas peludas, os desfiles de samba com um frio do caraças, artistas convidados directamente do Brasil que não mudam o discurso de "eu tênho família em Portugau e o meu avô era da audêia", máscaras improvisadas, balões de água, ovos podres (reminiscências do liceu em Oeiras).. cabeçudos, as autarquias a choramingar porque não podem fazer a festa..
Nem me aperceberia que estamos no Carnaval não fosse a RTP Internacional. E disso não tenho saudadinha nenhumas.
Os homens vestidos de mulher com aquelas pernas peludas, os desfiles de samba com um frio do caraças, artistas convidados directamente do Brasil que não mudam o discurso de "eu tênho família em Portugau e o meu avô era da audêia", máscaras improvisadas, balões de água, ovos podres (reminiscências do liceu em Oeiras).. cabeçudos, as autarquias a choramingar porque não podem fazer a festa..
Nem me aperceberia que estamos no Carnaval não fosse a RTP Internacional. E disso não tenho saudadinha nenhumas.
Kung Hei Fat Choi
Esta é a altura do ano mais importante para os chineses.. está aí o Ano Novo Chinês (ou Ano Novo Lunar).
Para além das crenças e superstições que obrigam a uma série de rituais, acresce o facto de haver três feriados seguidos. Macau está parado até à próxima quinta-feira :)
Para mim ainda é difícil perceber bem quais as tradições para estes dias e exactamente quais são as características das celebrações. Mas mesmo assim há algumas coisas que não passam despercebidas.
Há uns dias atrás a cidade encheu-se de pés de laranjeiras, uns maiores que outros, mas numa quantidade impressionante. Em cada negócio há pelo menos uma árvore dessas, nas ruas, nos casinos, nos hotéis.. é verdadeiramente inacreditável (até porque depois desta semana vai tudo direitinho para o lixo). Disseram-me que era porque a cor laranja se assemelha à cor do ouro e por isso pretendem atrair fortuna (ou agradar aos deuses da fortuna).
Outra coisa que não passa despercebida são os panchões. Coisa que eu nem sabia que existia. São várias bombinhas atadas umas às outras que eles rebentam na rua para atrair sorte. Na verdade é proibido acender estas coisas na rua e o governo cria umas áreas especiais para os "rebentamentos". É o único sítio onde é legal comprar estas bombas. Mas a avaliar pela quantidade de bombinhas que ouvi ontem à tarde e à noite, há imensos outros sítios onde se podem comprar clandestinamente.
Deu também para perceber pelas filas que davam a volta ao quarteirão dos Bancos que se facturou muito em Lai Si. São pequenos envelopes vermelhos que as pessoas mais velhas e casadas dão aos solteiros.. que devem ter notas novas lá dentro. Têm de ser novinhas. E não, eu sou acidental e não assumo estas tradições de dar dinheiro aos solteiros :)
Mas ouvi uma história engraçada sobre esta tradição. Nas empresas também se fazem estas entregas de Lai Si e seria normal perguntar às colegas se são casadas. Mas atenção quer as miúdas chinesas assumem isto como um insulto. À pergunta "És casada" elas ouvem "Tu não consegues arranjar um homem para casar". Por isso já sabem, na China não perguntem às miúdas se elas são casadas.
As compras nos supermercados também faziam adivinhar que os chocolates e as bolachas de manteiga tinham alguma coisa a ver com esta altura do ano. Explicaram-me que os os amigos oferecem chocolates uns aos outros, e os mais famosos são as moedas douradas de chocolate. Claro que as pilhas de Ferrero Rocher nos supermercados levam-me a crer que essa coisa das moedas está a ser ultrapassada. E as pirâmides de latas de bolachas de manteiga? Para aproveitar o espaço eles fazem torres com as caixas.. Se os corredores já eram estreitos, agora ficaram ainda mais.
E como em qualquer tradição, a família ocupa um lugar muito importante. Por isso há grandes banquetes para dar as boas vindas ao ano novo. Como eles não fazem refeições em casa, nesta altura os restaurantes estão preparados com grandes mesas redondas (porque os cantos das mesas dão azar), e as famílias fazem o chamado "Spring Lunch". Claro que os pratos típicos são também específicos para atrair sorte e fortuna. Eles não brincam em serviço!!
Nesta altura do ano os chineses aproveitam para limpar as casas, deitam fora muita mobília que eles acham que possa estar com más energias. Por isso não é de estranhar as pilhas de mobílias que se amontoam perto dos caixotes do lixo. E também acho que nesta altura aproveitam para limpar as portas.. vi imensos chineses a limpar e a lavar as portas de casa... o que é coisa rara por estes lados.
Outra das tradições é a visita aos templos para acender paus de incenso e desejar um bom ano da serpente. Agradar aos deuses, pelo que me parece. Perto dos templos fica um bocadinho complicado para respirar tal é a quantidade de incenso queimado.
Claro que a princesa e o fiel escudeiro agradecem os dias de folga, mas estas coisas todas ainda nos parecem muito estranhas. Nós mantemo-nos com um casal ocidental de referência!!!
Kung Hei Far Choi! Saúde e um próspero novo ano! :)
domingo, 10 de fevereiro de 2013
Quem espera sempre alcança..
Demorou mais do que estávamos à espera. Estava suja. Estava vazia. Tem particularidades de casa de chinês, incluindo grades com cadeados em todas as janelas, ventoinhas nos quartos para poupar dinheiro na electricidade, bancadas de cozinha em versão para anões, pequenos altares à porta de casa, uma bela Hello Kitty pendurada na porta da rua e pequenos Winnie the Pooh colados no espelho da casa de banho.
Mas agora já parece outra, já tem os armários carregadinhos de roupa, revistas e papeis espalhados por todo o lado, já foi devidamente esfregada para tirar resíduos daquilo que pareciam anos sem limpeza, já tem a televisão sintonizada na RTP Internacional, os computadores ligados à net e o nosso galo de Barcelos em lugar de destaque.
Ficámos eternamente gratos ao Sr. Vitor, um chinês de Hong Kong, que foi incansável e que andou com o fiel escudeiro a ver casas (e outras coisas que os chineses chamam de casa, mas que nos nossos critérios não passam de pardieiros). No meio de dezenas de imobiliárias que visitamos, esta foi a única que nos ajudou. E aproveitamos o facto de se estar a aproximar o ano novo chinês para lhe dar uma prendinha.
Agora temos um pequeno castelo, que fica um bocadinho mais longe do centro, e que tem uma particularidade: neste bairro não há ruas paralelas ou perpendiculares. Todas as ruas parecem ter sido construídas sem critério.
Resultado: ando sempre perdida! O meu sentido de orientação é uma nódoa e neste emaranhado de ruas e becos sem saída, tenho medo de haver um dia em que não encontre o caminho para casa.
Estou a pensar mudar o nome ao blog para "As Aventuras da Princesa Perdida".
domingo, 6 de janeiro de 2013
Agulha num palheiro
As últimas semanas aqui em Macau têm sido palco de um acontecimento estranho. A princesa e o seu fiel escudeiro aproveitam todo o tempo livre que têm para caminhar.. andar, andar.. até esgotar a força nas pernas. Seria de esperar que fosse porque ambos precisamos tonificar músculos, mas não! As caminhadas têm como objectivo encontrar novo castelo.
Entramos em todas as agências imobiliárias, vemos todas as casas que nos propõem, exercitamos a nossa mímica para nos conseguir fazer entender com os chineses.. e até agora nada, rien, nicles!
O mercado imobiliário em Macau não deixa de me surpreender. A grande maioria das casas são de péssima qualidade, em prédios com mais de 40 anos, pequenas, húmidas sem luz natural, sem vista.. Um sem fim de defeitos. E no entanto são caras. Muito caras.
Engane-se quem achava que Nova Iorque era o local onde o metro quadrado era mais caro. Como são apenas 30km quadrados e a densidade populacional é muito elevada, a procura é muito elevada. Os preços acompanham essa subida.
Qualquer casa que podemos considerar decente custa mais de 7.000 patacas por mês. Se for um bocadinho mais que decente já vão ser mais de 10.000 patacas. Pensando que com esse dinheiro em Portugal quase conseguíamos alugar um apartamento luxuoso, andamos sempre revoltados.
Já vimos casas no quinto andar sem elevador, tão pequenas que nem uma cama de casal cabia no quarto, tão próximas do vizinho que podia tirar roupa do estendal dele, tão escuras da humidade, com casa de banho e cozinha "dois em um", sem cozinha, com bancadas de cozinha que me davam pelo joelho, com camas dentro de armários, um sem fim de pérolas que nos vão ficar na memória.
Mesmo assim, e baixando os nossos critérios, já tínhamos encontrado algumas casas que queríamos para nós. Num dos casos, combinamos com a agência, inclusive com o dono da casa e à ultima hora recebemos um telefonema a dizer que afinal outra agência tinha conseguido negócio antes de nós. Noutro caso houve alguém que ofereceu mais dinheiro pela casa. Ambos pareciam ser um negócio fechado. Ambos resultaram num desgosto.
Macau deve ser o único local no mundo onde são os clientes que andam atrás das pessoas das agências imobiliárias e onde estas agências não fazem o mínimo esforço por fazer negócio. Quando digo "mínimo", na verdade deveria estar a dizer "absolutamente nenhum".
Além disso, a especulação imobiliária não tem nenhum controlo e os donos das casa fazem aumentos do valor das rendas ao final de um ano, algumas vezes superiores a 100%. E mais impressionante é o facto de isso ser ilegal. A lei prevê o aumento da renda no valor de 10% apenas ao final de dois anos. Mas os donos e as agência parecem não querer saber.
Numa das negociações que tivemos (e são recorrentes), dissemos ao dono da casa que o aumento de 10% ao final de um ano era ilegal e por isso não podíamos assinar o contrato. Resposta dele: "Eu sei que é ilegal, mas aqui é Macau". This is Macau parece servir de justificação para tudo.
Mas não nos damos por vencidos. Amanhã vamos novamente fazer uma incursão pelas ruas de Macau. Havemos de conseguir... encontrar uma agulha no palheiro.
Entramos em todas as agências imobiliárias, vemos todas as casas que nos propõem, exercitamos a nossa mímica para nos conseguir fazer entender com os chineses.. e até agora nada, rien, nicles!
O mercado imobiliário em Macau não deixa de me surpreender. A grande maioria das casas são de péssima qualidade, em prédios com mais de 40 anos, pequenas, húmidas sem luz natural, sem vista.. Um sem fim de defeitos. E no entanto são caras. Muito caras.
Engane-se quem achava que Nova Iorque era o local onde o metro quadrado era mais caro. Como são apenas 30km quadrados e a densidade populacional é muito elevada, a procura é muito elevada. Os preços acompanham essa subida.
Qualquer casa que podemos considerar decente custa mais de 7.000 patacas por mês. Se for um bocadinho mais que decente já vão ser mais de 10.000 patacas. Pensando que com esse dinheiro em Portugal quase conseguíamos alugar um apartamento luxuoso, andamos sempre revoltados.
Já vimos casas no quinto andar sem elevador, tão pequenas que nem uma cama de casal cabia no quarto, tão próximas do vizinho que podia tirar roupa do estendal dele, tão escuras da humidade, com casa de banho e cozinha "dois em um", sem cozinha, com bancadas de cozinha que me davam pelo joelho, com camas dentro de armários, um sem fim de pérolas que nos vão ficar na memória.
Mesmo assim, e baixando os nossos critérios, já tínhamos encontrado algumas casas que queríamos para nós. Num dos casos, combinamos com a agência, inclusive com o dono da casa e à ultima hora recebemos um telefonema a dizer que afinal outra agência tinha conseguido negócio antes de nós. Noutro caso houve alguém que ofereceu mais dinheiro pela casa. Ambos pareciam ser um negócio fechado. Ambos resultaram num desgosto.
Macau deve ser o único local no mundo onde são os clientes que andam atrás das pessoas das agências imobiliárias e onde estas agências não fazem o mínimo esforço por fazer negócio. Quando digo "mínimo", na verdade deveria estar a dizer "absolutamente nenhum".
Além disso, a especulação imobiliária não tem nenhum controlo e os donos das casa fazem aumentos do valor das rendas ao final de um ano, algumas vezes superiores a 100%. E mais impressionante é o facto de isso ser ilegal. A lei prevê o aumento da renda no valor de 10% apenas ao final de dois anos. Mas os donos e as agência parecem não querer saber.
Numa das negociações que tivemos (e são recorrentes), dissemos ao dono da casa que o aumento de 10% ao final de um ano era ilegal e por isso não podíamos assinar o contrato. Resposta dele: "Eu sei que é ilegal, mas aqui é Macau". This is Macau parece servir de justificação para tudo.
Mas não nos damos por vencidos. Amanhã vamos novamente fazer uma incursão pelas ruas de Macau. Havemos de conseguir... encontrar uma agulha no palheiro.
Subscrever:
Mensagens (Atom)






