terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O emplastro

Com estes anos a andar de transportes públicos aqui em Macau, acho que já estou qualificada para fazer um doutoramento sobre comportamento de chinês em autocarros.

Mas há sempre surpresas.

Esta semana, num percurso habitual, sentei-me num dos lugares vazios ao lado de um senhor aparentemente normal.

Passados poucos segundos percebo um movimento dele no meu campo de visão. Olhando pelo cantinho do olho percebo que está fixamente a olhar mim. E até um bocadinho inclinado na minha direcção.

Nada a que eu não esteja habituada. Ou porque sou estrangeira, muito esbranquiçada ou mais alta que a média da população. Há sempre motivos para ter um chinês especado a olhar para mim.

Mas nunca tão perto. E nunca de uma forma tão persistente.



E eu achei que ele ia ganhar vergonha e desviar o olhar qdo eu o confrontasse. Mas não, o senhor chinês velho continuou de olhos fixos em mim. Mesmo ao meu lado!

A Princesa lembrou-se das palavras do Fiel Escudeiro, de que há muita gente maluca à solta e decidiu ignorar, fazendo o resto da viagem com um emplastro a querer jogar ao sério comigo.



Sem comentários:

Enviar um comentário