domingo, 1 de fevereiro de 2015

Diário de Bordo, Myanmar (parte 5)

11º dia
Dia 31 Dez - a caminho de Mandalay (Phowintaung)

Hoje é dia de nos fazermos à estrada. Agora a próxima grande atracção é Mandalay, mas até lá ainda vamos fazendo algumas paragens.

A primeira de todas para almoçar. Com alguma graça o nosso guia diz-nos que não há nenhum restaurante bom pelo caminho. E a sua recomendação é paramos na beira de estrada para um bolo de arroz tradicional daquele local. Nem doce nem salgado, com uma consistência gelatinosa, e cobertura de coco ralado, foi uma coisa estranha que comemos mais por delicadeza para com as senhoras que nos serviram do que por verdadeira vontade.

A paragem seguinte foi em Phowintaung. Um local que nem vem nos roteiros, mas que o nosso guia recomendava. E mais uma vez ficámos impressionados com a falta de cuidado na preservação ou limpeza.
Basicamente este local são uma série de grutas que foram escavadas na rocha. Ao longo da montanha há centenas de estátuas dentro da montanha. Os frescos pintados nas paredes já bastante estragados, mas ainda deixam lembrar as cores originais. O local é imenso (infelizmente povoado de macacos), muito sujo, com algumas das grutas a servir de armazém, mas valeu muito a pena fazer esta paragem. Deu para perceber que as estátuas que temos visto até agora, apesar de bonitas e bem cuidadas, não se comparam com estas estátuas. Eles nãos só escavaram a montanha para fazer grutas, como esculpiram os budas agarrados à rocha.

Como estava tudo quase em ruínas, sentimo-nos uns exploradores :)

E como hoje era noite de passagem de ano, fizemos reserva num restaurante numa ilha em Monya. Uma pequena ilha acessível por um ponte de madeira estreitinha. Quando fizemos a reserva pareceu-nos perfeito.
Mas às 7h da tarde, cheio de mosquitos do tamanho de gaivotas a ideia já não pareceu tão boa! Levámos uma tareia dos mosquitos e estivemos sempre de olho nas osgas penduradas nos candeeiros. Devem ser os animais melhor alimentados do mundo!

Fizemos o programa de velhos e à meia noite já estávamos a dormir. Mas pelo menos o quarto não tinha mosquitos.

Feliz 2015!

12º dia
Dia 1 Jan - a caminho de Mandalay (Monywa)

Hoje o dia começou com uma baixa no nosso grupo. Um dos nossos amigos acordou com febre alta e este dia fazemos a viagem com preocupação e algumas restrições. Felizmente estamos a poucas horas da cidade de Mandalay para podemos consultar um médico.

A primeira paragem foi no pagode de Thanboddhay, um templo diferente do que tínhamos visto até agora, muito colorido com torres com mini estátuas de Budas. Pelo que nos disse o nosso guia, ultrapassam 500.000 estátuas.

E a segunda paragem foi em Tahtaung para ver as mil estátuas de Buda, cada um acompanhada de uma espécie de figueira chamada Banyan Tree (ou Bodhi Tree). É uma planície de estátuas pequenas à sombra das árvores. E a acompanhar esta instalação estão 3 estátuas gigantes nas três posições do buda: sentado, deitado e em pé.

Os pequenos budas foram uma oferenda um monge muito popular a quem eram oferecidas muitas esmolas. Esse monge decidiu fazer uma grande oferta para garantir uma boa "vida" na reencarnação.

Já em Mandalay paramos em Sagaing Hill para mais uma visita a um templo, desta vez com vista sobre cidade. Felizmente sem macacos :)

E depois do check in fomos conhecer o sistema de saúde do país.

Hoje é dia de dormir cedinho e aproveitar o óptimo hotel onde estamos instalados. Amanhã é para aproveitar bem o dia porque é o último de viagem