segunda-feira, 15 de julho de 2013

Vai "majé" trabalhar



Quando uma colega de trabalho chinesa me diz que eu sou a portuguesa mais trabalhadora e dedicada que ela conhece, deixa-me com um sentimento estranho. Um bocadinho ambíguo.

Por uma lado, acho que é um óptimo elogio e deixa-me mais motivada para continuar a trabalhar. Eu movo-me a uma energia alternativa chamada "palmadinha nas costas". Não é nociva para ao ambiente e bem utilizada, consegue fazer andar o mundo.

Nunca me vou esquecer do argumento de uma amiga minha quando foi pedir um aumento e lhe disseram que não podia ser, mas a brindaram com um ladainha de elogios. Ela respondeu "Obrigada pela palmadinha nas costas. Quando for ao talho, vou tentar dar uma palmadinha nas costas do funcionário e pode ser que ele me ofereça os bifes".

Por outro lado sinto que a herança dos portugueses em Macau vai além das pedras da calçada, das Ruinas de S. Paulo e dos pastéis de nata. Os portugueses deixaram uma fama de "funcionários públicos" que vai demorar algum tempo a corrigir.

Já não é a primeira vez que oiço este comentário, de que os portugueses em Macau são preguiçosos, e já antes tinha ficado surpreendida.

Claro que eu lhe expliquei que as coisas evoluíram muito, que eu não um caso único e que há muitos portugueses que trabalham imenso. E que Macau também evoluiu, e que certamente a vida não é tão calma quanto há 20 anos, que permitia ter uma vida mais relaxada.

Acrescentei ainda que eu também fiquei surpreendida com os chineses em Macau. Não os imaginava tão queixumentos, tão acomodados, susceptíveis e muitas vezes tão mimados (amuam e ficam ofendidos pelas coisas mais estranhas). Pela experiência que tenho tido no escritório, se as coisas começam a complicar e ser muito trabalho, os chineses optam pela solução mais fácil e mudam de emprego. Não antes sem tecer uma teia de intrigas com comentário pelas costas.

Esta colega passou a maior parte do tempo fora de Macau, por isso tem poder de encaixe para estas conversas, o que é óptimo!

Claro que há excepções e conheço muitos portugueses trabalhadores, alguns deles também há muito tempo em Macau. Mas já percebi que o que está estabelecido na comunidade chinesa é que os portugueses são um povo preguiçoso.

Se calhar é porque gostamos de passar tempo na esplanada. Ou então é porque queremos ter 22 dias de férias por ano. Ou então porque acreditamos que o fim-de-semana são dois dias.

Agora se calhar, deixo os comentários no blog e vou "majé" trabalhar!











Sem comentários:

Enviar um comentário