sexta-feira, 26 de julho de 2013

Se a marginal de Cascais..

... visse dias como aqueles que estou e viver em Macau, já estava submersa!

Chove há três dias consecutivos. Mas não são aguaceiros ocasionais, nem tão pouco ligeiros. São chuvas persistentes e violentas.

Apesar disso, salvo raras excepções, não há relatos de inundações ou cheias. Tudo desaparece pelo sistema de escoamento da cidade (e bem que podia levar os milhares de baratas que devem morar nesse mundo subterrâneo!!).

Lembro-me do último inverno em Portugal, e dos telefonemas da minha mãe preocupada com as inundações. "Olha que a ribeira está a subir! Onde estás? Onde deixaste o carro?"
É que a desvantagem de morar num Portugal à beira mar plantado são as marés! Nesse ano a ribeira em Santo Amaro de Oeiras transbordou por duas vezes, inundando casas, garagens e estabelecimentos comerciais. Numa dessas vezes a violência foi tanta que os carros estacionados na rua ficaram submersos.

Bendita mãezinha que me avisa sempre a tempo!

A experiência também ensinou que nesses dias nunca, mas mesmo nunca devia ir para casa pela Marginal. Entre as ondas e a chuva, a água nesses dias era sempre tanta que eu e o meu "laranjinha" íamos sempre cheios de medo.

E mesmo chegando a casa, não podia deixar o carro estacionado no sítio do costume, porque corria o risco de precisar de um barquinho para o ir buscar.

Aqui em Macau não há nada disso. Infelizmente, não tenho o meu "laranjinha" com que me preocupar. Infelizmente não há marginal a caminho de casa. Mas há água durante mais de metade do ano. Muita água. Que, não sei bem como, desaparece um minutos.

Deve ser um asfalto especial que absorve água! Ou então a água evapora com o calor para nos massacrar nos dias mais quentes!

A verdade é que a princesa nos últimos dias não tem feito outra coisa senão queixar-se. Logo de manhã começa a ladainha que o fiel escudeiro adora: "O que raio vou vestir hoje!!".

Não pensem que isto são manhas da princesa para poder ir às compras. Em Portugal, apesar de não gostarmos da chuva, é fácil. Quando chove calçamos uma botas, pegamos no nosso impermeável e no nosso chapéu de chuva e estamos prontas. Aqui não! Está calor, muito calor! Nem pensar em calçar botas, ou usar impermeável.

A práctica comum em Macau é usar galochas (ou Crocs). Mas em chinese style. Ou seja, elas usam as galochas com mini saia, mini calção e sem meias.

Há modelos bem giros de galochas. Mas não me entendam mal... uma princesa não se apresenta para trabalhar em modo chinese style. E uma princesa não se apresenta em lado nenhum de Crocs!

Eu tenho ido com os pezinhos ao ar, de sandálias. E de manga curta.

Pelo menos não tenho o problema de secar a roupa molhada :)




Claro que neste dias não havia alerta de tufão! Nesses dias a história é outra. Vento forte e ainda mais chuva do que agora. As previsões dizem que até ao final da época das chuvas ainda devemos contar com dois tufões.

Nessa altura de certeza que a minha preocupação será um bocadinho maior e irá além das roupas e dos sapatos.

Mas até lá, pretendo continuar a acordar o fiel escudeiro com os meus dramas de princesa!




Sem comentários:

Enviar um comentário