sábado, 27 de julho de 2013

Posts Femininos

Depois de ter lido o último post sobre a chuva e os drama inerentes, o fiel escudeiro comentou comigo que achava o post muito feminino. Na cabeça dele deve funcionar a aquela associação básica: roupa = cenas de gaja.

Para ele perceber a diferença, aqui fica um post verdadeiramente de gaja!

Moda e afins é uma coisa que nos preocupa a todas. Acredito que não devemos ser escravas das tendências e daquilo que "se usa" ou está na moda. É preciso perceber que algumas das peças da estação não nos ficam bem. Para mim o fundamental é adaptar as novidades ao nosso estilo. E no meu caso, que emigrei para um país muito diferente, o mais difícil tem sido adaptar a oferta disponível em termos de roupa e sapatos (adequados ao clima de Macau) ao meu estilo.

Adoro sapatos de salto alto. Stilettos, pumps, peep toe, plataforma, botas.. you name it! Adoro calças formais. Compridas, largas, vincadas, de diferentes tecidos e cintura descaída. Adoro lenços e echarpes e quanto maior e mais colorida, melhor. E como trabalhei muitos anos em ambientes de trabalho mto formais, o meu guarda-roupa também reflete isso.

Mas esse estilo não tem sido fácil de adaptar a Macau. O calor, a chuva, o facto de andar muito mais a pé para as reuniões, e o facto de andar quase sempre de autocarro inviabilizaram alguns dos meus modelitos.

E ainda não consigo habituar-me aos modelos que vejo nas montras de Macau. Como é óbvio, há imensos vestidos, mini saias, mini calções, muitos tops largos, muitas transparências que elas usam com sobreposições... e sapatos... há tanto sapato feioso nesta terra.

Claro que as Zaras desta vida têm oferta mais ocidental, mas os preços também são mais inflacionados. Só há pouco tempo percebi porque a secretária lá do escritório ficava surpreendida qdo lhe dizia que em Portugal comprava tudo na Mango ou na Zara. É que aqui essas lojas já são consideradas mto caras.

Estas chinesas compram tudo em lojas de bairro com modelos japoneses e coreanos e adoram! Claro que eu já fui fazer uma incursão por essas lojas, e até há algumas coisas bonitinhas.. mas de tamanho único. As mangas ficavam curtas, as calças (para além de horríveis) ficavam demasiado mal para eu conseguir explicar.. e os vestidos pareciam túnicas!

Mas este post era sobre sapatos e para dar exemplos de modelos que nunca tinha visto, senão aqui. Como dizia uma amiga minha "são países como Macau que explicam o sucesso das Crocs!"

Estes são uma coisa maravilhosa que se adapta aos sapatos que já temos para que fiquem impermeáveis:




Este é um modelo muito visto pelas ruas de Macau. Os originais são Vivienne Westwood para Melissa, mas as cópias são "made in China":




Os modelos com padrão animais são um sucesso por estas bandas:




Os modelos transparentes também já são um sucesso. Já vi algumas vezes e em todas elas adorei a escolha das meias que acompanhavam o modelo:




E depois há dezenas de modelos Crocs que nunca tinha visto, senão aqui:





No meio disto tudo há algumas coisas que eu até gosto. Nem precisam de ser originais, porque já vi umas imitações de "marca branca" que cumprem o objectivo:






De qualquer das formas, eu não desisto, e vou continuando a procurar um meio termo de "princesa europeia com estilo a viver na China"!

Agora vou calçar as minhas havaianas e pegar no meu chapéu de chuva para ir às compras à rua! Não me venham dizer que eu não estou integrada!

Sem comentários:

Enviar um comentário