terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Se há coisa em que os portugueses são bons é a fazer filas..

.. já os chineses deixam muito a desejar.

Hoje fui ao Comissariado da China aqui em Macau para tratar do meu visto e ainda estou a tirar penas dos meus saltos altos, tal foi o galinheiro ali dentro.





Por algum motivo as máquinas das senhas que vão chamando o "próximo cliente" deixaram de funcionar e gerou-se o caos. Uma massa de gente aglomerou-se junto aos dois balcões aos gritos e aos encontrões a tentar todos falar ao mesmo tempo com as duas pessoas que estavam a atender.

Distinguiam-se dois tipos de pessoas: as galinhas (chinesas, pequenas, com vozes mto agudas), e os galos (estrangeiros, alguns portugueses, que falavam com a arrogância dos colonizadores).

E eu! Desesperadinha.. agarrada à minha senha que me colocava à frente deles todos!

Cada vez que passava um dos empregados e eu me desviava para perguntar alguma coisa, nasciam mais 5 pessoas à minha frente na fila! E explicar-lhes que a fila não era assim que funcionava? Que eu tinha estado lá antes para tirar uma senha e que tinha direito a ser atendida antes deles? Isto é uma questão de direitos humanos!!! (vá, ou quase)

Teve alguma graça ver a reacção das pessoas qdo entrevam naquela sala e viam o que parecia ser uma manifestação. Incrédulos, de queixo caído, resignados à senha que dizia 150 pessoas à sua frente.

Os empregados lá do sítios estavam tão desesperados como eu, e demorou UMA HORA a vir um deles dizer.. TOCA A DISPERSAR!! Uma hora!

Como eles falavam em chinês, só os chineses é q dispersaram, ficando apenas os estrangeiros na fila, sozinhos na fila a olhar à volta para perceber o que tinha acontecido. Não fosse o caso se eles se terem sentado e podia ter sido um alerta de bomba tal foi a rapidez com que saíram da fila.

Depois disto, 10 minutinhos e estava despachada.

O portuga  desenrascado faz muita falta nesta terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário