segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mealheiro é para amealhar e o Maneki dá uma ajuda.

Há muito que Maneki entrou nas nossas vidas. Em Macau parece haver um fascínio por produtos e tradições japoneses. Em todas as lojas lá está o sacana do gato a abanar o braço.. para atrair sorte e fortuna.

Na China, sê Chinês (neste caso japonês). Por isso a Princesa e o Fiel Escudeiro trataram de decorar a casa com o seu próprio Maneki, com a nobre função de servir de mealheiro.



Religiosamente a princesa tem amealhado e engordado o gato desde que ele veio lá para casa.

E porque somos um casal moderno que acredita na divisão de tarefas, se a Princesa amealhou, coube ao Fiel Escudeiro trocar as pesadas moedas por leves e frescas notas. Adiou. Esperou. Reclamou. Argumentou (leia-se, tentou esquivar-se). Mas finalmente cedeu e executou.

Juntou todo aquele peso num saquinho de plástico e rumou até ao banco. É ridículo? É sim senhor. Mas casar com uma princesa tem destas coisas.



Claro que os senhores do banco não queriam trocar as moedas. E mesmo com o Fiel Escudeiro a fazer cara de mau, eles tentaram dissuadi-lo esta operação.

- Volte mais tarde?
- Pode voltar noutro dia?
- Vai demorar muito tempo..
- Temos clientes à espera.
- Não fazemos esses serviços
- Mas porquê?

Mas o Fiel Escudeiro era um Homem com uma missão! Não podia voltar para casa carregando novamente o saco de moedas!

E pior!! Não podia voltar e dizer à Princesa que tinha falhado!

Mas conseguiu! Ficou a observar o gerente do banco a fazer montinhos de moedas e a contar aquele mundo de metal! Deve ter sido o primeiro cliente a fazer este pedido.

Os senhores desta agência já vão ter uma boa história para contar no jantar de Natal lá do sítio!





quinta-feira, 17 de abril de 2014

Odeio Clientes!!!!

Ao telefone com o cliente:

Princesa: Olá, estou a ligar porque ontem era o deadline para recebermos o vosso ficheiro e precisamos disso para acabar a revista e enviar para a gráfica.

Cliente: E quando é o vosso verdadeiro deadline? hihihi (risinho  nervoso)

Princesa quase a rebentar uma veia na testa, com os nervos: Temos de acabar tudo antes dos feriados, por isso o verdadeiro deadline é hoje.

Cliente: Mas então não posso entregar na próxima terça-feira?

Princesa, já a morder a cadeira para não gritar com o cliente: Amanhã é sexta-feira e é feriado. E nós precisamos acabar tudo antes do feriado.

Cliente: E então se eu enviar na segunda-feira?

Princesa já a chorar: Segunda-feira é feriado em Macau. Tenho de verificar com o designer se ele está disponível.

Cliente: Pois, em Hong Kong também é feriado.

Princesa ainda a chorar: E vocês trabalham na segunda-feira?

Cliente: Não?

Princesa incrédula: E então como é que vocês iam enviar o ficheiro?

Cliente: hihihi (risinho nervoso)



A sério que se eu estivesse em frente a esta pessoa tinha descido do meu salto alto para lhe dar uma belinha bem dada! Não há condições!!






domingo, 6 de abril de 2014

Piquenique à chuva

Mais um fim-de-semana prolongado. Mais uma herança dos portugueses em Macau. Se há feriados portugueses, Macau tem. Se há feriados chineses, Macau tem.

E a Princesa e  Fiel Escudeiro não se queixam :)

Ontem foi dia dos Culto dos Antepassados, Ching Ming. Em Macau foi dia de limpar e varrer as campas dos antepassados, de conviver com os espíritos e fazer piqueniques nos cemitérios perto das famílias. Na verdade passa por fazer oferendas, que podem ser comida, bebida ou vários objectos em papel. As famílias honram os seus antepassados queimando estes objectos que podem ser telemóveis, roupas de marca, imitações de dinheiro, ipads, sapatos e tantas outras coisas que são sempre uma surpresa para nós. Queimar estes objectos  significa entrega-los no outro mundo e trazer felicidade aos antepassados.

Nas campas deixam a comida, onde obrigatoriamente está incluído o porco assado, arroz, fruta, 3 taças de vinho ou agua ardente de arroz e os pauzinhos. Para que não lhes falte nada!

Depois dos rituais, ali ficam as famílias em alegre convívio. E claro que este convívio tem como intuito agradar aos antepassados, mas principalmente trazer sorte e fortuna aos vivos :)

S. Pedro foi solidário e ajudou com um dia sem chuva no meio de uma semana de chuvas intensas. Hoje estamos "barricados" em casa, a ouvir a chuva nos telhados. E estamos à beira de uma jogo de apostas para decidir quem vai à rua à chuva buscar jantar.







segunda-feira, 24 de março de 2014

Senhor condutor, tire o pé desse acelerador..

A Princesa não gosta de andar de autocarro. A Princesa não gosta de esperar em paragens de autocarro. A Princesa não gosta de ser empurrada e insultada nos autocarros. A Princesa não sentir que está numa montanha russa quando anda de autocarro.

Mas hoje foi o condutor do autocarro que fez rir a Princesa logo de manhã.

Na paragem do costume, com os passageiros do costume, com o autocarro quase vazio (por milagre, só pode!), só entrou a Princesa e uma outra passageira.

A senhora que acompanhava a Princesa ostentava vasta pilosidade facial, na zona do buço. Não estamos a falar de penugem nem tão pouco de alguns pelos que aguardam pela próxima visita à esteticista.

Estamos a falar do Cantinflas!!

Tal foi o choque que o condutor parou a olhar para ela. Comentou comigo (qualquer coisa que não percebi), comentou com os outros passageiros que estavam perto, levantou-se da cadeira para ver melhor e ao longo de 6 paragens, todas as oportunidades que teve, olhou para trás para se certificar que não estava a ver uma miragem. E não contente com isso, apontava para o seu próprio bigode como se alguém naquele autocarro não tivesse ainda percebido o que estava a acontecer.

Eu sei. As Princesas não devem rir quando outros estão a ser mal educados. Mas era o Cantinflas!



sábado, 15 de março de 2014

Escondam-lhe o cartão da Makro, por favor!!

Fiel Escudeiro - Comprei duas embalagens de arroz. Dois quilos cada. Mesmo bom, daquele Tailandês..

Princesa - Mas tu agora não comes arroz! Não sabes que isso são os tais hidratos de carbono que não fazem parte da tua dieta?

Fiel Escudeiro - Sei!

Princesa - E então? Mesmo assim compraste 4 quilos de arroz?

Fiel Escudeiro - Estava em promoção!

Princesa - ??

Fiel Escudeiro - Foi um óptimo negócio! O preço original eram 140 patacas e eu trouxe por 14!

Princesa - Mas tu não comes arroz!

Fiel Escudeiro - ??


E é isto! Fiel escudeiro no seu melhor. Se alguém quiser uma tacinha de arroz tailandês é só vir aqui a casa. Estava em promoção.