quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Petiscos pós parto

Eu nunca digo que não a comida.. e provo (quase) tudo o que me é oferecido. Depois de 3 anos a morar na China já me apareceram coisas muito estranhas à frente. Ovos pretos (podres), fungos, abalones, ouriços que parecem cobras, músculos de rãs, tartarugas, cobras, escorpiões.. são aqueles que vêm imediatamente à ideia, e que não fui capaz de comer. Mas doces de taro, gelatina de chá, os famosos bolos lunares ou ainda os bolos do ano novo chinês são algumas coisas que já fazem parte da nossa dieta :)

Depois há as orelhas, tripas, línguas e outras miudezas que já estamos habituados a ver em Portugal, e que aqui são um belo espectáculo de ver penduradas no talho. Ou mesmo na tasca à beira da estrada!

Mas hoje foi-me apresentado um prato de pezinhos de porco, cozidos em vinagre preto doce, gengibre e ovos.

A apresentação é no mínimo assustadora, com uma cor preta vibrante que até torna difícil de distinguir uns ingredientes dos outros.

Só tive coragem de provar os ovos, cujo sabor a gengibre é tão forte, que mesmo passadas uma horas ainda sinto. Mas os meus colegas atiraram-se à caixa como tamanha satisfação que dava gosto ver. Não dava tanto gosto de ouvir.

Esta é uma tradição de Cantão. Após o parto as mulheres (ou as suas mães e sogras), fazem estes petiscos para oferecer à família e amigos como forma de anunciar o nascimento. Aparentemente é um prato muito saudável e serve  para reestabelecer forças depois do parto. As desgraçadas não podem sair de casa durante um mês e ainda por cima têm de comer estas coisas!!

Segundo me explicaram tive muita sorte em poder experimentar, porque este é o tipo de iguaria que não há em restaurantes, só mesmo as famílias é que fazem para poder partilhar.

Sorte! Dizem elas!

Sem comentários:

Enviar um comentário