sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Transportes Públicos V 2.0

Não se deixem enganar pelas más línguas e por alguma coisa que oiçam sobre Macau. O nível de evolução do território, redes viárias, transportes públicos e serviços, vai muito além do que nós, vulgares seres ocidentalizados, estamos habituados.

Aqui fica ilustrado o quanto "o povo manda desenrascar".

Sair. Entrar. Sentar. Arejar. Tudo vale a bordo dos transportes públicos de Macau.





domingo, 13 de novembro de 2016

O alfabeto chinês

A medicina tradicional chinesa defende que engolir a própria saliva não é saudável, portanto cuspir na rua ainda é muito comum. Não é bonito de se ver (ou ouvir), e ainda não consigo ficar indiferente quanto isso acontece na minha frente. Mas pelo menos não acontece dentro de portas no meu escritório.

A medicina tradicional chinesa também defende que arrotar é sinal de saúde ou de satisfação, se acontecer no final de uma refeição.

Posto isto, das duas uma: ou trabalho com com a pessoa mais saudável de Macau, ou com a pessoa mais satisfeita.

Quase que juro que ela hoje estava a tentar dizer o alfabeto inteiro em arrotos. Ela! Uma miúda que parece pesar 40kg mas produz mais ar que um balão de ar quente!

A cultura chinesa recomenda eliminar tudo o que faz mal ao corpo e os chineses respeitam os sinais que o corpo dá. Seja qualquer a hora em que venham os sinais. Venha de onde vier esse sinal.

Esses corpos que se segurem!



sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Solteiros à solta em Macau

O Dia dos Solteiros é promovido como uma celebração do orgulho em ser solteiro, e a data de 11 de Novembro (11/11) foi escolhida porque aparentemente o número 1 é associado a um indivíduo que está sozinho, e assim juntam logo 4!!

1 = Solteiro
11 = Casal
11+11= Dois indivíduos que se encontram no meio de um grupo

Começou como uma brincadeira na universidade de Nanging, mas desde 2009 que a marca "duplo onze" foi registada pelo Jack Ma, fundador do Alibaba, e movimenta fortunas.

Passou a ser a celebração do consumismo desenfreado, de promoções, de recordes em vendas, de loucura. Passou a ser a Black Friday, versão chinesa.

A ideia inicial tem graça: já que não tens despesas com mais ninguém, gasta o teu dinheiro a comprar coisas para ti!

Macau não foi excepção à loucura!

Por distração fiz o caminho de volta ao escritório pelo meio do centro histórico, e a cada encontrão que levava, a cada grito que ouvia dos megafones dentro das lojas, a cada saco de compras que sentia nas minhas pernas, era relembrada da data!

Por curiosidade fui ver os valores de 2016, para descobrir que ultrapassaram os valores de 2015 (USD14.3 mil milhões):

- em 7 minutos: 1,5 mil milhões USD
- em 24 horas: 17,79 mil milhões USD

Só a Alibaba consegue fazer mais dinheiro num dia, dos que a Black Friday e a Cyber Monday juntas!

E porque a Princesa Ervilha já está devidamente  integrada, passou a noite a bater perna no shopping a manhã seguinte a fazer comprar no Tao Bao! Qualquer desculpa é boa para passar umas horinhas a ver montras :)



quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Quem diria..

.. que já passaram 5 anos de aventuras em Macau.

Assinalamos hoje a data em que o Fiel Escudeiro se fez à estrada até ao longínquo reino de Macau.

Celebramos as batalhas, dragões e ogres que se atravessam no caminho. Celebramos as vitórias, os banquetes opíparos e as incursões aos reinos vizinhos.

Exaltamos a partilha, a proximidade, as saudades.