quarta-feira, 23 de julho de 2014

Odeio clientes (cont.)

Ao telefone com este cliente, faço sempre o maior exercício de auto-controlo.

Depois de vários emails e telefonemas, o cliente finalmente enviou a tão esperada arte-final. Só faltava uma página para acabar a próxima edição da revista. Era esta. Já chegou fora do prazo, mas como já aprendi que é preciso mentir nos prazos de entrega, estava tudo controlado.

Com tudo pronto, à espera de alguns detalhes para mandar imprimir, recebo um telefonema.

Cliente - Olá.. hihihi.. está boa?

Princesa - Cá estamos. Sabe, o tempo anda instável. Vem aí um tufão.

Cliente - Sabe, é que nós gostávamos de mudar o lugar da publicidade. Como é só meia página, gostávamos que ficasse a meio de um dos artigos. Faça lá isso e depois diga-nos qualquer coisa.

Princesa (começa a dizer palavrões em mute) - Espere. É que hoje já passamos da data de fecho da revista. Temos tudo pronto e isso ia obrigar a mudar a estrutura da revista, bem como a voltar a escrever um dos artigo para que fique mais pequeno. Percebe? É que obriga a mudar design e editorial.

Cliente - Então e não dá para fazer?

Princesa (já a suar) - Teria dado se me tivesse dito antes.

Cliente - ....

Princesa (a querer segurar uma lágrima) - Hoje já passou o prazo da fecho. Já estamos prontos para impressão.

Cliente - .....

Princesa (a imaginar a cabeça do cliente a explodir) - Mas o vosso anúncio está no segundo spread da revista. Tem imensa visibilidade. Vocês não estão contentes?

Cliente - Mas nós gostávamos que estivesse no meio da revista, com menos visibilidade.

Princesa  - ....


Para resumir a coisa, acabei por convencer esta alminha que não íamos fazer a mudança por vários motivos, mas principalmente  porque já chegou dois dias depois do prazo!!!

Mas no próximo mês vai ser como o senhor cliente quer. Porque o cliente tem sempre razão. Apesar de o cliente nem sempre ter razão.



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