quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ora dá cá um.. e depois dá outro...

Há alguns costumes ocidentais que não há maneira de conseguirmos explicar, nem de conseguirmos ultrapassar. Por que raio nos cumprimentamos com dois beijinhos?!

Deve ser isso que pensam os chineses: "estes ocidentais são mesmo estranhos!"

E com eles não há cá beijinhos para ninguém. Dão um aperto de mão, com as suas mãos pequeninas e flácidas e é suficiente.

Não sei se é considerado uma ofensa, mas se há regra que devemos ter em conta morando na China é: NÃO CUMPRIMENTAR OS CHINESES COM BEIJOS NA CARA!!!

Distraída como sou, só é de estranhar que ainda não tenha acontecido mais vezes, mas depois de uma reunião de trabalho, com uma chinesa (a "chefa") e uma portuguesa, eu estava tão contente com a assinatura do contrato, que qdo me despedi toca de distribuir beijinhos.

E eu podia ter pelo menos feito uma saída com glamour, ao melhor estilo de pessoa europeia de referência, mas não!!! Tão atrapalhada que eu estava, não lhe larguei a mão enqto dizia "I'm so sorry" e corava até às orelhas.

Em minha defesa veio a coleguinha portuguesa, que disse "pronto, it's ok, ela já está habituada".

Ainda pedi desculpa mais 20 vezes antes de me vir embora, mas já tinha perdido a compostura, já não havia nada a fazer.

E no regresso ao escritório vinha a repetir aquela cena em câmara lenta na minha cabeça... Dá a mão, ameaça com movimento de quem vai dar beijinho, momento de lucidez e recuo como quem percebeu que ia fazer asneira, depois o verdadeiro momento de pura estupidez e um beijinho na cara. Estava tão em câmara lenta que ainda tive tempo de analisar naquilo que estava a fazer e pensar "perdido por 100, perdido por 1000" e mais vale dar dois beijinhos do que a deixar "agarrada".

Vai servir de emenda.. não há mais beijinhos para ninguém!!!






2 comentários:

  1. Já estava com saudades das histórias da princesa ervilha...

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. ehehe consigo imaginar o teu ar...

    e sim é bom voltarmos a ter noticias aqui da Princesa Ervilha :)

    ResponderEliminar